sexta-feira, 25 de julho de 2008

Núcleo de Intercâmbio PUCPR



Entrar em contato com outras culturas, trocar experiências e mudar a forma de enxergar o mundo são algumas das vantagens de participar do programa Intercâmbio Universitário da PUCPR.

Para os alunos de graduação, são oferecidas duas formas de participação. Uma delas é o Intercâmbio Cultural, em parceria com a Universidade de Ciências de Okayama, no Japão. Neste programa, o estudante tem a possibilidade de conhecer o dia-a-dia dos japoneses e a cultura oriental. A viagem é realizada todos os anos, sempre no mês de julho, com duração de três ou quatro semanas para universitários de qualquer curso a partir do 2º período.

O outro programa é o de Aproveitamento de Créditos, no qual o acadêmico pode cursar disciplinas em instituições estrangeiras. A PUCPR tem convênio com 60 universidades distribuídas em 17 países. A permanência do estudante é de seis meses ou um ano.

De acordo com o Diretor de Relações Externas da PUCPR, Álvaro Amarante, o intercâmbio é uma atividade com fins acadêmicos e culturais que traz muitos benefícios para o estudante. Segundo ele, é um diferencial curricular; faz com que o aluno adquira fluência no idioma do país de destino; e é uma oportunidade que o estudante tem de ganhar autonomia e administrar a própria vida. Amarante salienta que o principal objetivo do intercâmbio é fazer com que o aluno aprenda a lidar com outras culturas, facilitando, assim, sua inserção no mercado de trabalho. “Nós trabalhamos para internacionalizar os cursos da PUCPR, buscando novas parcerias”, afirma.

A estudante de jornalismo da PUCPR Fernanda Lima estudou seis meses na Universidad Marista, no México, em 2007. Para ela, o principal benefício de viajar é estar em contato com maneiras de pensar, agir e resolver os problemas, diferentes do que está habituada. Além disso, ela pôde aprimorar o espanhol. “Com o intercâmbio, tive a oportunidade de escrever e dar fluência ao idioma”, diz.

Para participar do programa, o aluno deve estar regularmente matriculado em qualquer curso da Instituição, tendo cursado 50% da graduação; precisa obter média mínima de 6,5 na avaliação do histórico escolar da graduação; não ter dependências trancadas; ter nível intermediário da língua do país de destino; e ter condições financeiras para participar do programa (600 euros ou dólares mensais na Europa e nos EUA, respectivamente). Os custos de hospedagem, alimentação, seguro-saúde, passagem aérea, despesas com visto e gastos pessoais são de responsabilidade do aluno.

A PUCPR também oferece aos alunos de universidades estrangeiras em todo o mundo a oportunidade de cursar disciplinas na Instituição. O estudante francês, Elvis Deljkovic, cursou disciplinas de Engenharia de Produção no primeiro semestre deste ano. De acordo com ele, todos os estudantes deveriam fazer intercâmbio, pois conhecer outro país e uma nova cultura é muito importante para ter uma formação completa.

As inscrições para participar do Programa de Intercâmbio de Graduação para Aproveitamento de Créditos com início em fevereiro de 2009 podem ser feitas de 28 de julho a 22 de agosto pessoalmente no Núcleo de Intercâmbio situado no 6º andar do Prédio Administrativo ou preenchendo a ficha de inscrição disponível no site (www.pucpr.br/intercambio) e enviando-a para o e-mail intercambio@pucpr.br.

Novidades

Em breve, outras duas modalidades de intercâmbio estarão disponíveis: a viagem de estudos acadêmicos para realização de atividades de pesquisa ou extensão na instituição estrangeira durante o período de férias e a dupla-diplomação, em que o aluno poderá realizar parte da graduação no exterior, obtendo diploma tanto da PUCPR quanto da instituição estrangeira.

Serviço

Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional
Local: Prédio Administrativo - 6º andar
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30
Telefone: (41) 3271-1411 ou 3271-1697
www.pucpr.br/intercambio intercambio@pucpr.br

* Matéria de autoria de Juju Fontoura publicada em 25/07/2008 no site da PUCPR.

Nenhum comentário: