sábado, 19 de julho de 2008

Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente




O Estatuto da Criança e do Adolescente acaba de completar 18 anos de existência. Ao longo desse período, profissionais de diversas áreas somam esforços para compreender e implementar a essência da lei diante de uma realidade tão adversa e desigual imposta pela sociedade brasileira às crianças e aos adolescentes.

Para complementar a formação de profissionais que se interessam pelo tema, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oferece o curso de Pós-Graduação Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente.

Ana Christina Brito Lopes, uma das coordenadoras do curso, reconhece a necessidade de ter uma quantidade maior de profissionais de áreas diversas envolvidos com a política de atendimento inscrita no Estatuto e atuando na defesa e garantia dos direitos de que são titulares crianças e adolescentes. De acordo com a professora, a inspiração para propor o curso veio da história de Marcelino Champagnat. “Ele foi fundador da Congregação dos Maristas que, até hoje, tem um compromisso com a promoção de cidadania infanto-juvenil”, diz.

Para Paulo Henrique Laporte, diretor de Educação Continuada da PUCPR, este curso carrega a essência da instituição, pois têm como objetivo prezar pela sintonia social e bem-estar dos cidadãos. Segundo o professor, a universidade faz questão de incentivar cursos voltados para a causa da criança e do adolescente. “Nós estamos cuidando para que cursos como este sempre estejam presentes na instituição”, afirma.

O Curso pretende colaborar para que os profissionais estejam capacitados e comprometidos com esta causa contribuindo para a reflexão e promoção do debate sobre o tema, com o intuito de encontrar formas positivas para construir uma nova visão sobre o ECA.

A professora Maria Izabel Pires, diretora do curso de Serviço Social, afirma que proteger as crianças e os adolescentes é prioridade absoluta. “Nós estamos trabalhando para tirar do papel a doutrina da proteção integral”, diz. Segundo ela, o mais importante no curso é que profissionais das mais diversas áreas (direito, pedagogia, comunicação, medicina) se tornem cabeças pensantes para resolver, principalmente, o problema das crianças em situação de rua.

Estruturada de forma interdisciplinar, a especialização destaca-se não só por apresentar a proteção integral a partir de uma abordagem ampla, mas também reúne profissionais experientes e renomados na área da criança e do adolescente no cenário local, nacional e internacional.

As inscrições para o curso podem ser feitas pelo site até o dia 20 de agosto. Ex-alunos da PUCPR e grupos de uma mesma instituição (a partir de três alunos) têm desconto.

Mais informações

(41) 3271-1520 (Ivanil)

* Texto de autoria de Juju Fontoura publicado originalmente em 18/07/2008 no site da PUCPR.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom saber deste curso que pode vir capacitar profissionais de diversas áreas unidos por um só objetivo.
Estimo sucesso a esse novo curso!
Parabéns a PUC pelO apoio, e também a Juju pelo blog!
beijo